5 FERRAMENTAS QUE PODEM FACILITAR A VIDA DO MEI E DAS PEQUENAS EMPRESAS DURANTE A QUARENTENA
- Renata Barbosa
- 3 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de jul. de 2020

Por: Gabriel Sousa, Pedro Miridan e Wannya Fortes
O atual cenário de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, que tem como causa o novo Coronavírus, vem causando dificuldades econômicas para quase todos os ramos empresariais existentes no Brasil. No dia 20 de junho, o país chegou a triste marca de 50 mil mortes causadas pela doença. Nesse cenário, onde convivem dúvidas e indagações sem respostas, alguns setores são mais afetados que outros, em razão, principalmente, da atividade que exercem ou ramo ao qual estão vinculados, exemplo dos micros e pequenos empresários.
A adaptação do seu negócio ao novo contexto é necessária
De acordo com informações levantadas pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às micros e pequenas empresas), pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em decorrência da pandemia. Nesse sentido, este apontamento pretende indicar cinco ferramentas que podem ser utilizadas remotamente por MEIs e pequenos empresários, haja vista que devido à quarentena muito estabelecimentos deixaram de funcionar em suas instalações habituais e adaptaram os seus negócios ao mundo virtual, como é o caso de proprietários de lojas de varejos e atacado que criaram sites para vender seus produtos. Dessa forma, a mercadoria é entregue ao cliente se assemelhando ao serviço de delivery, entregue na casa do próprio cliente com todos os cuidados necessários para evitar o contato físico. Com o objetivo de fortalecer o seu negócio para o enfrentamento ao cenário atual, podem ser utilizadas as seguintes ferramentas:
Hangouts Meet;
Docusing;
Instagram;
Whatsapp Businees;
Hi App.
1. Hangouts Meet:
O primeiro da lista é o Hangouts Meet, aplicativo que permite o usuário realizar videochamadas de forma online. Através dessa ferramenta é simples participar de reuniões online com segurança. Com o isolamento social, este se tornou um dos melhores aplicativos para você manter o seu negócio ativo, uma vez que reuniões com seus clientes e com os colaboradores do seu negócio poderão ser realizadas com total segurança, além de proporcionar um caráter mais profissional permitindo o desenvolvimento do seu negócio.
2. Docusing:
A segunda ferramenta que pode ser utilizada para o seu negócio é o Docusing, uma plataforma que permite ao usuário assinar contratos sem sair de casa. A assinatura é feita totalmente de forma eletrônica, bastando apenas que o documento esteja em PDF para que possa ser submetido à assinatura na plataforma. Outro ponto positivo é que a operação da assinatura só leva alguns minutos. Uma excelente ferramenta que permite que um contrato seja firmado entre você e o seu cliente sem necessitar do contato físico entre ambos.
3. Instagram
O terceiro aplicativo é o Instagram. Sim, é possível que você, bem como muitos outros micros e pequenos empresários já utilizem essa rede social como ferramenta de trabalho. Contudo, dentro do aplicativo, existe uma ferramenta chamada Baggy, que funciona como uma plataforma de vendas, ou seja, se as contas do seu negócio apertaram durante a pandemia e você não dispor de recursos financeiros para impulsionar o site do seu negócio, o Baggy pode se tornar uma ótima ferramenta, uma vez que funciona como um E-commerce com várias inserções e vários modos exclusivos para que o empreendedor possa criar sua loja e vender os produtos dentro de sua própria conta do Instagram, aproveitando o público que você já possui. Por exemplo, é possível taguear os produtos, o que consiste em levar a pessoa para sua loja com um simples toque na foto.
4. WhatsApp Business
A quarta ferramenta é o WhatsApp Business, aplicativo gratuito para baixar no Google Play e Apple Store, que foi desenvolvido especialmente para micros e pequenos empresários. Neste aplicativo é possível você criar um catálogo para os seus serviços e produtos. Além de proporcionar recursos que automatizam as respostas aos clientes, aos fornecedores e a parceiros, permitindo assim uma maior profissionalização no atendimento. Com consumidores cada dia mais rigorosos, a qualidade no atendimento é um diferencial para o seu negócio, além do fato de o mesmo servir como um cartão de visita para o seu negócio.
5. Hi App
E por último, mas não menos importante, temos a ferramenta chamada Hi App, que tem como principal objetivo organizar e adicionar mais pessoas à sua rede de contatos para realizar negócios de uma forma ágil, barata e ecológica. É uma ferramenta 100% online que permite ao usuário economizar na criação de um cartão de visita, além de ser uma forma de expandir o número de pessoas que poderão ter conhecimento do seu negócio.
Conclusão
Como pôde-se observar, diversas são as possibilidades que permitem a adaptação nesse cenário. Apesar de as ferramentas mencionadas serem bastantes úteis também em cenários normais, a procura por aplicativos que permitem aos micros e pequenos empresários realizarem as suas atividades cotidianas e continuarem oferecendo seu produto ou serviço ao cliente, fez com que o número de downloads aumentasse de forma significativa nos últimos meses. É nesse sentido que entende-se que não há, de forma alguma, possibilidade de alto desempenho sem reinvenção. É válido ressaltar que em meio a crise a capacidade de inovação que um negócio possui é necessária e em alguns casos essa pode ser o divisor de águas para o alcance ou não dos seus objetivos.
Ficou interessado em alguma dessa ferramentar e está com alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Referências:
BROTEROS, Mathias. Mais de 600 mil pequenas empresas fecharam as portas com coronavírus. Brasília. CNN Brasil. 2020, 09 de Abril, online. Disponível em < https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/04/09/mais-de-600-mil-pequenas-empresas-fecharam-as-portas-com-coronavirus.
GOBIRA, João. Inovação em pequenas empresas: 7 aplicativos que podem fazer o seu negócio gerar mais lucro. Brasil. Startse. 2020, 13 de maio, online. Disponível < https://www.startse.com/noticia/nova-economia/inovacao-em-pequenas-empresas-7-aplicativos-que-podem-fazer-o-seu-negocio-gerar-mais-lucro.
Parabéns, muito importante diante do cenário atual
Ótimo artigo! Indubitavelmente, as micro e pequenas empresas são as que mais sofrem com essa pandemia e, ao mesmo tempo, são as empresas que mais geram emprego no nosso país. O apoio aos micro e pequenos empresários é muito importante nesse momento.