ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE CONSULTORIA E ASSESSORIA JURÍDICA
- Renata Barbosa
- 1 de set. de 2020
- 3 min de leitura

Por: Gabriel Antônio de Sousa
Muitos termos da área jurídica são um verdadeiro desafio para profissionais que estão fora da área do direito, o que muitas vezes ocasiona um incômodo por parte de alguns empreendedores, e esses acabam não realizando determinados serviços de forma segura e correta, simplesmente pelo fato de não compreenderem qual o serviço mais adequado para satisfazer a demanda da sua empresa, o que tem como uma das principais consequências a realização de atividades sem uma segurança jurídica correta. Outro fator, é que, o Brasil, tanto no setor privado quanto no setor público, possui características fortemente burocráticas na sua forma de organização administrativa. Nesse sentido, foram criados os serviços de Consultoria e Assessoria jurídica como uma das diversificadas soluções para remediar essas formas de entraves burocráticos no país.
O presente texto tem como objetivo principal, elucidar os conceitos dos serviços de Consultoria e Assessoria jurídica, que embora são serviços realizados por outras áreas para além do direito, como a administração, contabilidade e inúmeras outras por exemplo, são termos que possuem como características um difícil entendimento acerca de seus significados. Visando a facilitação do que se trata esses serviços, faz-se necessário a reflexão a seguir.
CONSULTORIA JURÍDICA: A palavra consultoria vem de aconselhamento, ou seja, um microempreendedor acabou de fechar um contrato com um cliente, entretanto deseja possuir uma maior segurança jurídica no vigente contrato e para resolver essa situação, resolve contratar um profissional da área do direito para analisar e apresentar um diagnóstico acerca do contrato. Nesse diagnostico, o profissional irá apontar as possíveis falhas e erros presentes no contrato, na consultoria jurídica, o profissional deve apresentar ações que o empreendedor utilizará para resolver as falhas, visando sempre a segurança jurídica na hora de fechar um negócio, ou seja, o serviço de consultoria jurídica apresenta as soluções cabíveis, mas o profissional que realiza a consultoria não executa tais ações. A seguir algumas características simples da Consultoria jurídica:
⮚ Consulta com um profissional do Direito (Advogado(a), Empresas Juniores de Direito).
⮚ Entender os trâmites legais.
⮚ Cível em geral, Família, Direito do Consumidor, Previdenciário, Advocacia.
⮚ Extrajudicial.
ASSESSORIA JURÍDICA: A assessoria jurídica realiza um trabalho mais completo, uma vez que além do diagnóstico de um determinado contrato ou serviço o profissional responsável por fazer a assessoria executa todas as atividades referentes ao serviço estipulado em contrato, podendo também realizar o trabalho de consultoria, pois este foi contratado para entregar uma solução para o presente problema do contratante. No caso mencionado ao longo do texto, a assessoria jurídica além de analisar os erros do contrato e fazer um diagnóstico preciso e cuidadoso, o profissional irá executar as atividades necessárias para que o contrato fique o mais seguro juridicamente possível. De forma mais simples, a assessoria jurídica é a fase seguinte da consultoria jurídica. Essas são duas formas muitas utilizadas para o empreendedor tomar as melhores decisões dentro do seu negócio.
É importante ressaltar, que a utilização da consultoria ou da assessoria jurídica apesar de serem atividades diferentes, são muito importantes e a contratação de um desses serviços será de acordo com a necessidade do empregador. A seguir algumas características da Assessoria jurídica.
⮚ Parceria com a Advogado(a) ou com empresas juniores da área do direito;
⮚ Todas as questões jurídicas;
⮚ Segurança e tranquilidade;
⮚ Para empresas de pequeno, médio e grande porte;
⮚ Para assuntos pessoais.
Diante do cenário vivenciado atualmente, a qual profissionais de diversas áreas compreendem a importância da segurança jurídica para os seus negócios, a Consultoria e a Assessoria se apresentam como duas modalidades de serviços de suma importância, pois são práticas e céleres de serem executadas colaborando para que o cotidiano das empresas fiquem cada vez mais afastados de entraves burocráticos evitando incômodos no futuro, tanto para pequenos negócios como para os microempreendedores individuais.
E aí, ainda tá em dúvida quanto a esse assunto? Entre em contato com a JusPiauí que vamos te ajudar!
Comments