top of page

Juspiauí Consultoria e Assessoria Jurídica

Desenvolvendo soluções para seus problemas jurídicos

Início: Bem-vindo
Início: Blog2

O CRESCIMENTO DAS STARTUPS NOS ÚLTIMOS TEMPOS

  • Foto do escritor: Renata Barbosa
    Renata Barbosa
  • 11 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Por: Lívia Paz


A tecnologia trouxe mudanças para todo o setor da vida humana, entre esses, a área do comércio foi um dos cenários que mais se adaptou a essas novas alterações. Dessa forma, constata-se que com o decorrer do tempo há cada vez mais inserção da tecnologia nos negócios, situação que favoreveu o surgimento e crescimento das startups.


Nesse contexto, surge uma dúvida quanto ao conceito do que viria a ser as startups, visto que muitas pessoas acabam relacionando o período inicial de uma empresa ao próprio conceito de startups. Esse fato pode ser explicado devido ao sentido da palavra “startup", de origem inglesa, pois ao realizar a tradução literal, tem-se como significado “iniciar algo”. Contudo, elas são modelos de negócios inovadores, empresas jovens que se caracterizam como escaláveis e repetível, isto é, atingem a um alto número de clientes e geram lucros de foma rápida.


Outrosssim, essas empresas são caracterizadas pelo cenário de incertezas na quais são desenvolvidas, tendo em vista que, ao iniciar-se uma startup, não há como afirmar o que irá acontecer com o negócio, e é justamente devido a isso que os investimentos nesse tipo de modelo de negócio vem crescendo tanto. Isso ocorre porque o capital investido nessas empresas acaba sendo mínimo, até que o negócio de fato comece a gerar renda. Em outras palavras, ao investir em startups você acaba tendo um custo mínimo, algo que incentiva a cada vez mais as pessoas a se lançarem nesse modelo de negócios.


Além disso, existe uma relação crescente entre o empreendedorismo e as startups, algo que ficou em evidência durante o atual contexto da pandemia do coronavírus, em que o crescimento das demandas desse negócio chegou a ser até 230% com a quarentena. Nesse sentindo, o que reafirma essa relação direta entre o empreendedorismo e as startups são os atributos compartilhados por ambos, isto é, a autonomia, disposição para se arriscar, o instinto de coragem para investir em algo que não se limite a ser um negócio, que seja uma ferramenta em que acrescente e gere valor para a sociedade são fatores que instigam e levam as pessoas a aderirem a esse modelo.


Dessa forma, as startups são uma nova forma de pensar e agir, o crescimento desse modelo está diretamente ligado ao contínuo e gradual aumento da tecnologia no ramo dos negócios. Desse modo, além de gerarem rendas e lucros para os jovens, que são os investidores majoritários desse ramo, há a questão do fortalecimento das comunidades, visto que são disponibilizados novos mercados, novos suportes e até mesmo maiores acessos a capitais.


Ademais, dúvidas quanto aos tipos de negócio que se enquadram como startups são algo recorrente. Por conseguinte, startups estão ligadas aos negócios com estilo de vida, atividades inovadoras do mercado. Um exemplo desse modelo bem-sucedido é a Netflix, de fama global, que surgiu em meio a incertezas e hoje é uma das maiores empresas mundiais. Somado a isso, tem-se o Google, como outro exemplo mundial que se iniciou como startup e se transformou em um fenômeno internacional, modelos que no início não pareciam ser a coisa certa a se envolver e hoje são conhecidos como negócios milionários.



E aí, ainda tem em dúvida quanto a esse assunto? Entre em contato com a JusPiauí que vamos te ajudar!

 
 
 

Commentaires


  • instagram

©2018 by Juspiauí Consultoria e Assessoria Jurídica. Proudly created with Wix.com

bottom of page